sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Terremoto atinge a ilha indonésia de Sumatra


Um dia depois de um forte terremoto seguido de tsunami atingir a região de Samoa Americana e Samoa, na Oceania, deixando ao menos 100 mortos, outro tremor abalou dessa vez a Indonésia. Segundo agências de notícias, o terremoto atingiu a ilha de Sumatra.
O tremor foi sentido em toda a região, e alguns edifícios comerciais altos de Cingapura, 440 quilômetros a nordeste, foram desocupados.O primeiro terremoto ocorreu à 17h16 de quarta-feira no horário local (7h16 em Brasília), a cerca de 85 km de profundidade debaixo do oceano, ao noroeste de Padang.
Hospitais, escolas e lojas ficaram destruídos, foram registrados deslizamentos de terra e linhas de energia foram cortadas.
De acordo com a agência Reuters, o tremor destruiu casas, pontes e causou incêndios na cidade de Padang. O Serviço Geológico dos Estados Unidos apontou a magnitude do tremor como de 7,9, mas depois revisou para 7,6, mesma magnitude apontada pela agência meteorológica da Indonésia. O epicentro do tremor foi a 50Km da costa de Padang.
Um alerta regional de tsunami havia sido emitido, segundo o Centro de Tsunamis do Pacífico, mas foi retirado.
Segundo a agência de notícias Associated Press, centenas de casas foram destruídas em Padang. As linhas telefônicas também foram interrompidas.
Entre 3.000 e 4.000 pessoas são consideradas desaparecidas em toda a ilha, de acordo com as autoridades.
Um funcionário das Nações Unidas em Jacarta revelou neste sábado o balanço de 4 mil pessoas sob os escombros dos prédios e casas que desabaram na quarta-feira na ilha indonésia de Sumatra.O último boletim das autoridades indonésias informa 777 mortos confirmados pelo terremoto de 7,6 graus Richter, mas a ONU estima que há 1.100 vítimas fatais.
Vários países, do Japão aos Estados Unidos, passando por Suíça e Austrália, enviaram equipes de emergência à região.
Em Padang, uma cidade de quase um milhão de habitantes, as brigadas de resgate locais se queixam da falta de equipamentos como escavadeiras ou máquinas para cortar estruturas metálicas.
Em 2004, um terremoto de magnitude 9,15, com epicentro a cerca de 600 quilômetros a noroeste de Padang, provocou o tsunami que matou 232 mil pessoas em 11 países banhados pelo oceano Índico.Padang, capital da província indonésia de Sumatra Ocidental, fica sobre uma das falhas geológicas mais ativas do mundo, parte do chamado "Anel de Fogo do Pacífico".
Ore por este país!

Nenhum comentário: