quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Novo terremoto atinge o Haiti

O tremor, que ocorreu às 6h03 (9h03 de Brasília), foi forte e prolongado. O epicentro do terremoto teve profundidade de 9,9 quilômetros e foi localizado a 41 quilômetros de Jacmel, no sudeste do país, e a 59 quilômetros da capital haitiana, segundo dados do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, em inglês). O tremor que atingiu o Haiti foi de magnitude 6,1 atingiu, segundo o Centro de Pesquisas Geológicas dos EUA. Segundo a agência de notícias Reuters, houve pânico entre os haitianos acampados em barracas nas ruas.

O abalo ocorre oito dias depois que um tremor de magnitude 7 devastou o país, matando ao menos 75 mil pessoas, ferindo 250 mil e deixando um milhão de desabrigados, destruindo a capital, Porto Príncipe.

O terremoto desta quarta-feira derrubou alguns edifícios que estavam com a estrutura comprometida pelo tremor da última semana, segundo repórteres da agência EFE que estão no Haiti. A enviada especial da emissora "VTV", rede estatal de televisão venezuelana, disse que "as estruturas já colapsadas e que estavam condenadas terminaram de cair com este movimento, que foi muito forte".

Integrantes do batalhão brasileiro que compõem a missão de paz da ONU no Haiti, a Minustah, já avaliavam possíveis desabamentos de escombros deixados pelo terremoto do dia 12 de janeiro. Militares do Brasil disseram que uma análise de eventuais danos deve ser realizada em breve.

Repórteres da agência AP no país informaram que o novo tremor assustou a população, que correu para as ruas para evitar novos soterramentos.

Temendo novos abalos, milhares de pessoas têm dormido nas ruas de Porto Príncipe desde a tragédia. Fonte: g1.globo.com / http://ultimosegundo.ig.com.br


Fonte: g1.globo.com

Nenhum comentário: